O rodízio municipal de veículos de São Paulo ou também chamado de Operação Horário de Pico pela CET é uma restrição à circulação de veículos automotores na cidade de São Paulo.
Implantado de forma experimental a partir de 1996 com o propósito de melhorar as condições ambientais reduzindo a carga de poluentes na atmosfera, se consolidou como um instrumento para reduzir congestionamentos nas principais vias da cidade, nos horários de maior movimento.
Para mitigar os efeitos dos congestionamentos no trânsito e na qualidade do ar da cidade, a Prefeitura de São Paulo estendeu o rodízio para a circulação dos caminhões dentro do Centro Expandido a partir do dia 30 de junho de 2008.
O rodízio foi estabelecido pela Lei Municipal 12.490 de 3 de outubro de 1997 e regulamentada pelo Decreto 37.085 e suas alterações.
Rodízio SP Horário
A restrição de circulação atinge veículos particulares e de empresas de qualquer cidade, excetuando-se aqueles que realizam funções essenciais, transporte urbano e escolar, atendimento médico, transportem produtos perecíveis, pessoas portadoras de deficiência física ou dirigidos por estas últimas e é aplicada de acordo com uma escala e em duas faixas de horário do dia: das 07:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00.
Rodízio SP Placas
Há uma escala que determina em quais dias da semana quais veículos não podem circular. Essa escala é regida pelo último dígito da placa do veículo, sendo:
- Segunda-feira: 1 e 2
- Terça-feira: 3 e 4
- Quarta-feira: 5 e 6
- Quinta-feira: 7 e 8
- Sexta-feira: 9 e 0
Os motoristas que são flagrados violando a restrição de circulação são autuados com multa e quatro pontos na carteira de habilitação.
Dia | SEG | TER | QUA | QUI | SEX |
Final placa | 1 e 2 | 3 e 4 | 5 e 6 | 7 e 8 | 9 e 0 |
Em caso de dúvidas consulte a Central de Operações da CET por meio da central SP156. Ligue, acesse ou baixe.
Mapa do Rodízio SP São Paulo
O mapa do rodízio de SP parece um bicho de sete cabeças, mas não é!
As áreas de rodizio se diferenciam para automóveis e caminhões.
Na prática, os automóveis ficam restritos em toda a zona: tanto no miolo, quanto nas vias que fazem a fronteira da zona de rodízio. Já os caminhões ficam restritos em todo o miolo, mas podem circular nas vias limítrofes da zona de rodízio!
Veja o esquema sobre automóveis e caminhões no mapa do rodízio de São Paulo e entenda melhor:
————
Área de Rodízio SP
Atualmente, o rodízio não se aplica à toda cidade, sendo limitado à uma região denominada Centro Expandido, que é delimitado pelas vias:
Marginal do Rio Tietê
Marginal do Rio Pinheiros
Avenida dos Bandeirantes
Avenida Afonso D’ Escragnole Taunay
Complexo Viário Maria Maluf
Avenida Presidente Tancredo Neves
Avenida das Juntas Provisórias
Viaduto Grande São Paulo
Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo
Avenida Salim Farah Maluf
Veja a área delimitada pelo Rodízio direto no Google Maps.
Nestas vias delimitadoras não é permitido o tráfego de caminhões e automóveis que estejam dentro da restrição.
Se preferir, também é possível conferir o mapa com as áreas do rodízio SP diretamente no site da CET.
Rodízio SP Suspensão
A escala acima não inclui os finais de semana, pois nestes dias a restrição é suspensa. Costumeiramente, o rodízio também é suspenso por algumas semanas durante o período de festas de fim de ano e férias de verão, como também durante dias úteis intercalados com feriados, ocasiões em que ocorre uma redução no volume de tráfego da cidade.
Nesses casos, a suspensão é previamente determinada pelas autoridades e devidamente divulgada pelos veículos de comunicação.
Além disso, o rodízio pode ser, a critério das autoridades competentes, excepcionalmente suspenso a qualquer momento por motivos que alterem a rotina normal da cidade, como greves nos transportes ou calamidades públicas, sendo também nesses casos informado ao público assim que possível.
Use o Google Maps para se situar no mapa do rodízio
O Google Maps é uma ferramenta útil para ajudar a evitar zonas de rodízio ao planejar suas rotas. Veja o passo a passo para usar o Google Maps para fugir do rodízio SP:
- Abra o Google Maps: Você pode usar o aplicativo móvel Google Maps em seu smartphone ou acessar o site maps.google.com em seu navegador.
- Insira o destino: Toque no ícone de pesquisa ou na barra de pesquisa e insira o endereço de destino para o qual você deseja ir.
- Visualize as rotas sugeridas:
O Google Maps fornecerá várias rotas possíveis para o seu destino, juntamente com as estimativas de tempo de viagem. Normalmente, a rota padrão será exibida como a melhor opção. - Selecione uma rota alternativa: Toque na lista de rotas sugeridas para ver outras opções. Procure por rotas que evitem as áreas de rodízio, se possível.
- Personalize sua rota: Você também pode personalizar a rota para evitar zonas de rodízio, tocando na opção “Opções de rota” ou “Definir rotas” (os termos exatos podem variar dependendo da versão do aplicativo). Lá, você pode adicionar paradas intermediárias ou ajustar a rota conforme necessário.
- Evite áreas de rodízio: Para evitar especificamente áreas de rodízio, você pode tocar na rota e arrastá-la para desviar das áreas restritas. O Google Maps recalculará a rota com base nas suas preferências.
- Inicie a navegação: Após selecionar a rota desejada, toque no botão “Iniciar” para iniciar a navegação. O Google Maps fornecerá instruções passo a passo para guiá-lo até o destino, levando em consideração as mudanças que você fez na rota para evitar a zona de rodízio.